Vistas de página en total

07 mayo, 2018

Presidente guinense entrega aos deputados 90 carros oferecidos por Marrocos


Presidente José Mário Vaz entregou  aos deputados 90 viaturas oferecidas pelo Reino de Marrocos, 12 deputados do PAIGC não foram contemplados.

Novedad  / Noticia en portugués  / Tomado de  RFI

O Presidente guineense José Mário Vaz entregou esta quinta-feira (3/05) aos deputados os 90 carros oferecidos pelo Rei de Marrocos. O Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá reivindicava que os carros foram pedidos ao Rei de Marrocos por ele, mas o Presidente José Mario Vaz informou hoje que as viaturas foram oferecidas à presidência guineense.
"as 90 viaturas recebidas, foi o donativo do reinado de Marrocos à instituição Presidência da República e hoje a cerimónia que estamos a assistir é uma inicitiva voluntária do Presidente da República, em doar as 90 viaturas aos digníssimos deputados da Nação, que foram eleitos pelo povo e para servir o povo...desde Agosto do ano pasado a esta data muito se tem falado sobre estas viaturas, foram muitos os rumores veículados em volta deste assunto, hoje somos todos testemunhas de que nenhum carro foi vendido, nenhum carro foi oferecido e nenhum carro foi afecto à Presidência da República".

No momento da entrega dos carros, o líder da bancada parlamentar do PAIGC, Califa Seidi disse que apenas 30 deputados da sua bancada foram contemplados, enquanto os 41 do PRS receberam todos uma viatura.
O grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC também receberam os respectivos autmóveis.
O presidente José Mario Vaz, preferiu indicar que "sem ovos não se podem fazer omeletes que cheguem para todos", ou seja, são 90 carros, para 102 deputados, alguns teriam que ficar sem receber.

Nota de la redacción de ETD. En círculos diplomáticos africanos se comenta insistentemente que los vehículos “donados” por el reino de Marruecos son parte de un conjunto de “incentivos” para la clase política guineana que tienen como propósito restarle apoyos en la Unión Africana a la causa de la independencia del
Sahara Occidental.